Metais pesados - O aproveitamento econômico e Degradação

Encontrados em jazidas na região sudeste e norte: destacando - se o amazonas e o Espírito Santo.
A progressiva utilização do mercúrio para fins industriais e o emprego de compostos mercuriais durante décadas na agricultura.
Entre as inúmeras atividades industriais do cromo, destacam-se: galvanoplastia, soldagens, produção de ligas ferro-cromo, curtume, produção de cromatos, dicromatos, pigmentos e vernizes.
Entre as principais aplicações industriais do manganês, destacam-se a fabricação de fósforos de segurança, pilhas secas, ligas não-ferrosas (com cobre e níquel), esmalte porcelanizado, fertilizantes, fungicidas, rações, eletrodos para solda, magnetos, catalisadores, vidros, tintas, cerâmicas, materiais elétricos e produtos farmacêuticos (cloreto, óxido e sulfato de manganês).
As jazidas de metais pesados provocam degradação dos rios além de que para se retirar os metais são destruídas inúmeras florestas, animais que entram em extinção. Ad jazidas também provocam inúmeros problemas as reservas indígenas pois provocam a saída de muitas reservas, provocam batalhas entre índios e indústria pois os índios não querem deixar as suas terras, porem as industrias querem ganhar mais e destruir mais.


 Mercurio forma original
Os metais pesados servem para nos como remédios, por exemplo, mas usados com regularidade de forma certa e sem prejudicar nada nem ninguém!!!

                                                             Cromo

Metais Pesados - A nossa vida corre risco

Os rios que correm mais são aqueles que passam por regiões industrializadas e onde há garimpo com certeza corre mais risco.
O rio amazonas e seus afluentes esta contaminado de chumbo material usado para a separação do ouro
Os despejos de resíduos industriais são as principais fontes de contaminação das águas dos rios com metais pesados. Indústrias metalúrgicas, de tintas, de cloro e de plástico PVC (vinil), entre outras, utilizam mercúrio e diversos metais em suas linhas de produção e acabam lançando parte deles nos cursos de água. Outra fonte importante de contaminação do ambiente por metais pesados são os incineradores de lixo urbano e industrial, que provocam a sua volatização e formam cinzas ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio.
O que se pode fazer é uma fiscalização ativa nas indústrias para ver onde elas despejam seus rejeitos químicos e outra e o próprio povo fiscalizar o governo para que ele contrate empresas que tratam os rejeitos e não apenas jogam nos rios!!

Uma noticia relevante: '' O SER HUMANO SÓ SOBREVIVE SEM AGUA APENA 36 HORAS''
Então vamos cuidar dos rios, pois é a nossa fonte de vida!













Rio Tietê
 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti